Martinho Eduardo Orige ou “Martinho do Balãozinho”, recordista mundial de embaixadinhas, responsável por colocar o nome de Araranguá no Livro dos Recordes, o Guinnes BooK, está prestes a realizar mais uma façanha, bater o seu próprio recorde e se manter no Guinnes. O que para ele é quebra de recorde, e diz de forma convicta, para nós é tentativa de quebra de recorde e acontece na quarta feira (19) no Teatro Célia Belizário.
Matinho do Balãozinho tem a marca de 24horas 27mimutos e 4 segundos, conquistada em 2010, quando retomou o recorde que havia sido batido pelo inglês Dan Magness, Magness, de 25 anos, que entrou para o famoso Livro Guiness de Recordes Mundiais, depois que o cronômetro instalado em Covent Garden, no centro de Londres, ultrapassou 19 horas e 30 minutos – o tempo alcançado por Orige em 2003.
Evento acontece nesta quarta feiraSem nenhuma badalação, aliás, pelo contrário, abandonado por tudo e por quase todos, Martinho pretende fazer 25 horas e 10 minutos de “balãozinho” ou embaixadinhas, nesta quarta feira (19), no palco do teatro Célia Belizário, no centro de Araranguá.
Oponente
Um outro brasileiro, o mineiro Ricardinho, tem alardeado na internet, ser dele o novo recorde mundial com a marca de 29 horas e 35 segundos e que esta marca seria batida no Rio de Janeiro durante a Soccerex, a maior convenção global de futebol do planeta e que aconteceu em novembro no Rio de Janeiro.
Martinho não se abala e diz que tudo não passa de balela do Ricardinho e desafia: “ Quem quizer tirar dúvidas consulte o Guinnes Book”.
Adversidade
O que incomoda realmente o recordista é a falta de apoio, a falta de patrocínio e o descaso em relação a suas façanhas. Martinho do Balãozinho está agoniado e vive o dilema de, de repente, fazer algo sem proveito nenhum.
“Fazer embaixadinhas é um dom que Deus me deu. Eu apenas aperfeiçoei e passei a viver disso. É minha profissão”, Afirma Martinho. Com seu nome e o nome de sua cidade, seu estado e país no livro mais famoso do mundo, Martinho passou a vender essa imagem, como tantos outros fazem com sucesso pelo mundo afora.
Vejam o caso do Mineiro Ricardinho: Com a camiseta da Adidas e estampa da Soccerex, lá estava ele no Rio de Janeiro, vendendo o seu peixe e até faturando sobre algo que não é verdadeiro, a quebra do recorde, coisa que até hoje não se comprovou.
Qual será a repercussão deste evento?
Martinho está preparado técnica e fisicamente. Ele perdeu 18 quilos em 2 meses e diz que está na sua melhor forma desde que começou a bater recordes: No 1º, em 2003, ele pesava 81 e fez 19 horas e 30 minutos, no Ginásio Padre Ézio Julli; no 2º, em 2005, quando fez a marca de 20 horas e 15 minutos, no Beira Mar Shopping, em Florianópolis, ele estava com 86 quilos; em 2010, quando fez 24 horas, 27 minutos e 4 segundos, no Iguatemi, em Florianópolis, estava com 84 quilos.
Depois de se recuperar de duas lesões sérias no joelho direito e de se preparar física e espiritualmente, Martinho afirma que está pronto para quebrar seu próprio recorde, mas teme pela repercussão do evento: “Não tenho ninguém a me apoiar, de forma mais significativa. Os patrocínios são escassos, mas eu vou em frente e seja o que Deus quiser”, diz Martinho.
Apesar desta determinação no momento, Martinho do Balãozinho, já esteve bastante desanimado, pensou em abandonar tudo e até em fazer um protesto, “fazendo embaixadinhas sobre a ponte do Rio Araranguá na BR 101, congestionando o trânsito e virando notícia nacional”, mas no fim o bom sendo prevaleceu e ele diz que desistiu da idéia maluca.
O Evento
Martinho se recolhe para o SPA Essência do Vale no dia de hoje e às 13:00h de amanhã se apresenta no Teatro Célia Belizário, onde começa a fazer suas embaixadinhas.
O programa prevê: Entrega da bola pelo ex-goleiro do Araranguá Esporte Clube, Valcir Albano, campeão estadual em 1991; primeiros momentos de trabalho com a camiseta oficial da Seleção Brasileira e depois, troca de camisetas a cada uma hora. Daí virão as camisetas do AEC, Criciúma, Internacional, Grêmio, palmeiras, Corinthians e Flamengo.
No encerramento da jornada Martinho ficará sem camiseta e ele afirma que esta será sua maneira de protestar por se sentir abandonado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário